WhatsApp
x
  • Olá, o que deseja buscar?

Notícias atualize-se e recomende!

Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear confirma participação no 1º. ENERGYCON 13/08/2008

A Chefia de Gabinete da CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear confirmou, através de ofício, a participação do Presidente Doutor Odair Dias Gonçalves no 1º. ENERGYCON – Congresso de Direito da Energia, que será realizado nos dias 04 e 05 de setembro, na cidade do Recife. Ele vai integrar o painel “O Nordeste e a Energia Nuclear”.


            A União tem o monopólio da mineração de elementos radioativos, da produção e do comércio de materiais nucleares, sendo este monopólio exercido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). A CNEN é uma autarquia federal criada em 10 de outubro de 1956 e vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Como órgão superior de planejamento, orientação, supervisão e fiscalização, estabelece normas e regulamentos em radioproteção e licencia, fiscaliza e controla a atividade nuclear no Brasil. A CNEN desenvolve ainda pesquisas na utilização de técnicas nucleares em benefício da sociedade.

            Odair Dias Gonçalves possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), doutorado em física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e pós-doutorado pela Hahn Meitner Institut (1988). Atualmente, além de Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Presidente do Conselho Administrativo das Indústrias Nucleares do Brasil S.A. (INB) e Presidente do Conselho Administrativo da Nucleares Equipamentos Pesados.  

            Maiores informações sobre o ENERGYCON podem ser obtidas através do telefone (81) 34125156 (turno da tarde) ou no site www.imp.org.br/energycon