-
Léo da Silva Alves
Professor de Direito Disciplinar na Pós-Graduação em Advocacia Pública do IDP (Brasília) e da Faculdade Integrada do Recife (FIR). Atuou como docente de Direito Administrativo na Universidade Católica de Brasília e na UniDF.
É professor convidado da Academia Nacional de Polícia, do TCU (Instituto Serzedello Correa) e de Escolas de Governo de 21 estados.
Vice-Presidente da Associação Brasileira de Advogados e da Academia Luso-Brasileira de Direito Administrativo. Membro do Instituto dos Advogados do DF e do Instituto Histórico e Geográfico do DF.
Autor de 37 livros jurídicos e mais de 700 publicações em revistas especializadas. Coordenou mais de 1.700 cursos e conferências sobre responsabilidade de agentes públicos, e treinou quadros do Governo Federal, Congresso Nacional e Tribunais Superiores.
Presidiu diversos eventos jurídicos internacionais em Portugal, Argentina e Suíça, e foi orador em congressos da Sociedade Internacional de Criminologia.
Recebeu elogio formal do TCU, publicado no DOU (29/06/1998), por sua contribuição à Administração Pública.
-
Luiz Carlos Vieira de Figueirêdo
Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2000). Especialista em Direito Processual Civil pela UNINASSAU. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (2009). Professor e Membro do Conselho Editorial da Revista da ESMAPE. Professor da Disciplina Direito Processual Penal em Programas de Pós-Graduação. Magistrado do TJPE. Juiz Assessor Especial da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Pernabuco. Formador da Escola Nacional da Magistratura (Pós-Graduação latu sensu). Autor de artigos jurídicos e co-autor dos livros "A Constituição do Estado de Pernambuco Comentada", "Manual de Decisões Judiciais Criminais" e "Audiência Digital". Coordenador de obras jurídicas. Autor do livro "A vítima no processo penal brasileiro".
-
Luiz Fernando Martins de Castro
Advogado em SP, sócio de Martins Castro Monteiro Advogados, Doutor em Direito e Informática pela Universidade de Montpellier – França, Membro da Comissão de Informática do Conselho Federal da OAB, e Coordenador Acadêmico do Curso de Especialização em Direito e Tecnologia da Informação da ESA-OAB/SP.
-
Madson Rodrigo de Aquino Melo
Bacharel em Direito pela Universidade dos Guararapes (UNIGUARARAPES), turma de 2013. É pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA/PE), e em Direito Público pela Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF). Atualmente, é mestrando em Direito na Faculdade Damas da Instrução Cristã, na linha de pesquisa “Historicidade das Ideias Penais”.
Atua como professor nas áreas de Direito Penal, Processo Penal e Prática Penal, lecionando em diversas instituições, como o Curso Preparatório para OAB (disciplina de Penal), Escola Criminal, Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA/PE), onde ministra aulas de Prática na Advocacia Criminal, e na Pós-Graduação em Direito Penal da Faculdade Novo Horizonte, em parceria com a OAB Olinda. Também é professor nos cursos de Direito da Uninassau, nos campi de Boa Viagem e Olinda.
É autor de diversos artigos jurídicos voltados à área penal e processual penal. Atua como advogado criminalista, com experiência em casos de ampla repercussão, e é tribuno com destacada atuação em processos do Tribunal do Júri, especialmente em crimes dolosos contra a vida.
-
Manuel Martin Pino Estrada
Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Direito Privado e Processual Privado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pesquisador na área de Direito da Informática dando ênfase na área do Direito do Trabalho, especificamente no estudo das relações trabalhistas na internet, mundos virtuais, robótica, convergência tecnológica, redes sociais virtuais, computação em nuvem e no teletrabalho. Autor do livro "Análise Juslaboral do Teletrabalho" e de 60 artigos jurídicos sobre o tema.
-
Marcos José Carvalho de Andrade
Servidor efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco desde julho de 1996; Chefe da Seção de Contas Eleitorais – SECOE do TRE-PE desde 2006; Membro do grupo de testes/homologação dos Sistemas de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE-Cadastro e SPCE-Analista) do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, desde março de 2012, Membro do Grupo de Trabalho – Prestação de Contas Eleitoral (GT-CONTAS) do TSE.
-
Marcos Vinícius Barros Ottoni
Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB). Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Possui certificações em Privacidade e Proteção de Dados pelo DataPrivacy Brasil e como Data Protection Officer pelo European Centre on Privacy and Cybersecurity (ECPC-B), da Maastricht University, em Bruxelas.
É pós-graduado em Direito Econômico e das Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Direito Tributário e Finanças Públicas pelo IDP. Atuou como servidor público federal na Secretaria do Tesouro Nacional, no Ministério da Fazenda, na Coordenação Geral da Dívida Pública (1995–2000). Foi Curador Especial para Sentenças Estrangeiras no Supremo Tribunal Federal (2003–2004) e no Superior Tribunal de Justiça (2005–2007).
Exerceu funções de conselheiro no Primeiro Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda (2007) e na 1ª Seção do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), entre 2013 e 2015. Atualmente, é Coordenador-Geral Jurídico da Confederação Nacional de Saúde – CNSaúde e sócio fundador do escritório Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados.
-
Marcos Virgínio
Marcos Virgínio
-
Maria Amália Arruda Câmara
Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2002), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é Professora de Ensino Superior da Faculdade Estácio do Recife. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Informático e Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Democracia Eletrônica, Orçamento Participativo, Tecnologia da Informação e Comunicação, Participação e Empoderamento.
-
Maria do Carmo Lencastre
Médica geriatra licenciada pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia de Pernambuco (IGGPE). É especialista em Clínica Médica pelo Hospital Oswaldo Cruz, com título reconhecido pela AMB, e especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).
Atua como Coordenadora da Residência Médica em Geriatria do Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco, onde também exerce a função de Diretora Médica. Integra a Câmara Técnica de Geriatria do Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Comissão de Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).
